Como um jovem pode ingressar no Movimento Escoteiro

Participar do movimento é um grande aprendizado para os jovens. É no Grupo Escoteiro que eles terão a oportunidade de fazer novos amigos e conhecer coisas novas e interessantes. Além de todas as possibilidades que se abrem, eles experimentam a sensação de comandar a própria atividade e lidar com as consequências e impactos de suas decisões.

Passo a passo para ingressar no Grupo Escoteiro José de Anchieta

  • Verifique se há vagas!

    Entre em contato com o GEJA pelo e-mail geja@escoteirosdf.org.br para verificar a existência de vagas. Atendemos jovens alfabetizados entre 6,5 e 21 anos.

  • Preencha a ficha de registro

    Havendo vagas, um dos pais (ou o próprio jovem, se tiver entre 18 e 21 anos) deve preencher as fichas de registro e médica, que podem ser enviadas por e-mail ou preenchidas no GEJA. A ficha original, assinada, deve ser entregue no GEJA para arquivo.

  • Entregue a ficha de registro para começar o período de experiência

    Com a entrega da ficha assinada, o GEJA providenciará o registro provisório do jovem. Com isso, já é permitida a participação em até três atividades em caráter experimental ao longo de até 30 dias. Essas atividades servem para os jovens terem uma ideia do que fazem os escoteiros e avaliarem se querem participar desse movimento que funciona em todo o mundo há mais de 100 anos. Não há custo para as atividades experimentais.

  • Aprenda mais sobre o Escotismo

    Durante o período de experiência, os pais serão convidados a conversar com a Diretoria para que eles também possam entender mais sobre o Movimento Escoteiro e tirar quaisquer dúvidas. Essa conversa é obrigatória para a efetivação do registro permanente, uma vez que a família é um dos pilares do Escotismo.

  • Faça o registro definitivo

    Após a terceira atividade experimental ou ao fim dos 30 dias de experiência, se o(a) jovem quiser continuar no Movimento Escoteiro, os pais ou responsáveis devem fazer o registro definitivo. Para isso, é necessário fazer o pagamento das taxas da União dos Escoteiros do Brasil, única organização autorizada pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro a praticar o Escotismo no Brasil, e do próprio GEJA (os valores das taxas serão informados na conversa com a Diretoria). O registro dá direito a receber a credencial escoteira, identificando o(a) jovem como membro da Organização Mundial do Movimento Escoteiro e abrindo as portas de qualquer grupo escoteiro no mundo; e a aproveitar os convênios firmados pelos Escoteiros do DF e pelos Escoteiros do Brasil.

Saiba mais

Escoteiros do Brasil

Leia sobre o Escotismo no site dos Escoteiros do Brasil

Escoteiros no Mundo

Entenda que o Escotismo é um movimento de alcance mundial

Escotismo e os ODS

Entenda como o Movimento Escoteiro se articula com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Curiosidades

Conheça alguns fatos curiosos sobre o Movimento Escoteiro

Rolar para cima

Formulário de envio de Projeto de Vida

Se você é pioneiro(a), um dos seus itens de progressão é fazer um projeto de vida. Esse formulário é a versão on line do modelo que está no seu Guia Pioneiro, portanto fique à vontade para utilizá-lo.

Identificação

Minha Visão de Futuro

Como me vejo daqui a cinco anos? Redija textos curtos, representativos da sua visão de futuro em cada uma das seis áreas de desenvolvimento.

Metas para o ano atual

Quais os passos intermediários necessários para alcançar sua visão de futuro e que podem ser dados neste ano? Liste uma ou duas metas a serem alcançadas neste ano. As metas devem ser claras e factíveis.
Visão 1: QF - Físico (corpo)
Visão 2: QI - Mental (mente) => denominamos "intelectual"
Visão 3: QC - Coletiva (sociedade) => denominamos "social"
Visão 4: QE - Emocional (coração) => denominamos "afetivo"
Visão 5: QS - Espiritual (espírito)
Visão 6: QV - Caráter (valores)

Plano de Ação

Crie o seu Plano de Ação! Para cada meta, liste as tarefas e prazos a serem cumpridos para alcançá-la, incluindo os recursos necessários. Lembre-se de prever tarefas exequíveis, mas que tragam algum desafio.
Meta 1a
Meta 1b
Meta 2a
Meta 2b
Meta 3a
Meta 3b
Meta 4a
Meta 4b
Meta 5a
Meta 5b
Meta 6a
Meta 6b

Encerramento

Use este espaço para escrever qualquer observação, meta intermediária, anotação etc. que possa ajudar no futuro. Talvez uma referência, um texto interessante, um comentário, um pensamento...
Se quiser, você também pode anexar um ou mais arquivos ao seu Projeto de Vida. Isso pode ser útil, por exemplo, no caso de um portfólio, um currículo, uma carta de intenções ou outros documentos. O Projeto é seu, então vale qualquer coisa que você quiser! Para anexar mais de um arquivo, mantenha a tecla Control (CTRL) apertada enquanto seleciona os arquivos.

Cadastro de Instrutores

Entrar com a sua conta