Dúvidas Frequentes

Se você conheceu o Movimento Escoteiro agora, talvez essa página possa ajudar.

Navegue pelas dúvidas mais comuns

O que é Registro Provisório e o que é Registro Definitivo?

No Movimento Escoteiro, o registro equivale à matrícula em uma escola, com pequenas diferenças. No escotismo, adultos e jovens que desejam ingressar no movimento fazem, inicialmente, uma “matrícula preliminar” (que é o Registro Provisório) – essa “matrícula preliminar” dá direito de participar de três atividades de experiência, sem custo algum. Caso decida continuar a frequentar as atividades e se associar aos Escoteiros do Brasil, o adulto ou o jovem, este através de seu responsável legal (pai, mãe, tutor ou guardião), devem fazer a “matrícula permanente” (que é o Registro Definitivo), e pagar as taxas de contribuição anual dos Escoteiros do Brasil, de inscrição no GEJA e da primeira semestralidade do GEJA (esta última proporcional ao mês em que o jovem ou adulto inicia as atividades).

Para resumir:

Registro Provisório

  • Obrigatório para iniciar o período de experiência no GEJA
  • O jovem pode fazer até três atividades de experiência em até 30 dias a partir da efetivação do Registro Provisório
  • Dá acesso ao Seguro Escoteiro
  • Gratuito (os custos são arcados pelo GEJA)
  • Para fazer o Registro Provisório, é obrigatória a participação de pelo menos um dos pais na reunião de orientação agendada pela Diretoria de Relacionamento Institucional junto aos pais da Lista de Espera do GEJA

Registro Definitivo

  • Obrigatório após o terceiro sábado de experiência
  • Não há limites para a quantidade de atividades que o jovem pode participar
  • Dá acesso ao Seguro Escoteiros
  • Requer o pagamento da contribuição anual à UEB e da taxa de inscrição e da semestralidade ao GEJA (veja a aba “Contribuição anual, inscrição, semestralidade, taxa de atividade… o que são esses pagamentos?”)
  • O adulto ou jovem inscrito passa a fazer parte da Fraternidade Escoteira Mundial, ganhando acesso a inúmeras atividades e vantagens em todo o mundo (saiba mais sobre a Organização Mundial do Movimento Escoteiro)

Paxtu? Isso é de comer ou de beber?

O Paxtu é o sistema de gestão das informações escoteiras, disponível para todos os associados da União dos Escoteiros do Brasil (UEB, ou simplesmente Escoteiros do Brasil). Nele, o associado pode consultar sua ficha individual e informações da sua seção e do seu grupo escoteiro.

O Paxtu vem em duas versões – o Meu Paxtu, destinado aos membros beneficiários (jovens) e o Paxtu Administrativo, voltado aos adultos voluntários que fazem a gestão do grupo escoteiro.

Meu Paxtu é um programa desenvolvido para auxiliar os jovens na administração das informações relativas às atividades escoteiras, ficha individual, progressão individual e demais informações relacionadas à sua vida escoteira. O Paxtu funciona através de acesso direto à internet, não sendo necessária à instalação de nenhum programa e nem download de arquivo. Todas as informações ficam armazenadas em um servidor localizado no Escritório Nacional da UEB. O acesso ao Paxtu também libera o acesso ao mAPPa Jovem, aplicativo disponivel para celulares de uso do jovem para acompanhamento da sua progressão pessoal – o jovem pode instalar através do Google Play (para Android) ou da App Store (para iPhone).

Já o Paxtu Administrativo é uma ferramenta voltado aos responsáveis pela administração de informações do grupos escoteiros. O acesso é feito por diretores, escotistas e voluntários da área administrativa.

Como faço o primeiro acesso ao Paxtu?

Para acessar o Meu Paxtu, o jovem deve ter o seu Registro Definitivo regularizado na União dos Escoteiros do Brasil. Uma vez concluído o Registro Definitivo de um novo membro jovem, o GEJA envia as informações de acesso ao Paxtu automaticamente – não é necessária nenhuma solicitação pro parte do jovem ou dos pais.

Para acessar o Meu Paxtu:

  • No campo “Nº de registro”, insira seu número de registro na União dos Escoteiros do Brasil, sem o último dígito – esse número é enviado pelo GEJA para o e-mail do primeiro responsável, conforme preenchido na ficha de registro; o número também está impresso na credencial escoteira que o jovem recebe após a conclusão do processo de registro.
  • Para o primeiro acesso, a senha será a data de nascimento do jovem, no formato DDMMAAAA. Por exemplo, se a data de nascimento for 29/05/1990, a senha será 29051990.
  • Após o primeiro acesso é possível alterar a senha.

Contribuição anual, inscrição, semestralidade, taxa de atividade... o que são esses pagamentos?

Contribuição Anual

A contribuição anual é destinada a custear as ações de apoio à prática do Escotismo em todo o Brasil, tais como a produção e edição de manuais, preparação de atividades, formação de adultos, remuneração do serviço profissional, manutenção do patrimônio, manutenção dos sistemas e aplicativos e da memória escoteira, dentre outras necessidades estabelecidas no orçamento anual da União dos Escoteiros do Brasil (UEB). O valor dessa taxa é definido no final do ano corrente para valer no ano seguinte, e o pagamento é feito diretamente à UEB através do Meu Paxtu (menu “Meu perfi” → “Meus dados” → “Quero fazer o meu registro anual individual on-line” – ver imagem). Para 2021, o valor definido para a contribuição anual é de R$ 65,00 (conforme a Resolução 07/2020 do Conselho de Administração Nacional da UEB).

Como renovar o registro anual no Meu Paxtu?

1. Acesse o Meu Paxtu (https://paxtu.escoteiros.org.br/meupaxtu/) usando o número do registro (sem o dígito verificador) e a senha (a senha inicial é a data de nascimento no formato ddmmaaaa; se tiver alterado e não se lembrar, clique em “Esqueci minha senha”).

2. Após a abertura da tela do Meu Paxtu, clique em “Renovar Registro”.

3. Será aberta uma mensagem com as informações sobre valores para você confirmar se deseja renovar o registro.

4. Após confirmar que deseja renovar o registro (opção “Sim”), será apresentada a tela para escolha da forma de pagamento (boleto bancário ou cartão de crédito). Se a opção desejada for boleto bancário, o sistema gera o boleto e o apresenta para download. A renovação somente será confirmada após a compensação do boleto.

5. Se a opção desejada for cartão de crédito, preencha as informações e escolha a opção de parcelamento (se houver). No caso de cartão de crédito, a confirmação do pagamento é imediata e aparecerá uma mensagem de sucesso.

%d blogueiros gostam disto: