Buscando Soluções

Sobre o curso

Buscar soluções para conflitos e problemas e gerenciar conflitos são habilidades que podem ser desenvolvidas. O objetivo deste curso é oferecer aos participantes um conjunto de ferramentas e conhecimentos para aprimorar suas capacidades de gerar soluções para conflitos.

Descrição

Ter a mentalidade voltada para gerar soluções é uma habilidade difícil de ser dominada para muitas pessoas. Muitos de nós têm a tendência de focar no problema e nos prejuízos decorrentes do problema e, com isso, acabamos por limitar a análise da situação como um todo.

Depois de 10 meses de atividades remotas e de grandes questionamentos e dificuldades, chegou a hora de virar a chave e focar nas soluções em vez de focar nos problemas.

O objetivo deste curso é oferecer um conjunto de conhecimentos que levará o participante a refletir sobre a importância de identificar os problemas, conflitos, elementos de uma crise e sempre mirar a busca pela solução e não focar no problema em si.

Os tópicos do curso são:

  1. Autoconhecimento e perfil de trabalho em equipe;
  2. Negociação;
  3. Comunicação não violenta.

As técnicas de apresentação e desenvolvimento, atividades e objetivos de cada tópico serão descritos dentro do ambiente do próprio módulo.

De forma geral, os princípios de duas metodologias serão utilizadas neste curso:

  1. Andragogia: arte ou ciência de orientar adultos a aprender.
  2. Heutagogia: conceito de aprendizagem autodirecionada em que o aprendiz é o gestor do conteúdo e do processo.

Obviamente, os objetivos, conteúdos e estrutura deste curso já estão definidos. Entretanto, dentro de cada tópico, será exigido dos participantes um alto grau de autonomia e autogestão. Todo o conteúdo é apresentado dentro dos tópicos por meio de vídeos e textos.

Seguindo os princípios da heutagogia, cada participante pode aprofundar seus estudos conforme sua necessidade e interesse e tomar a iniciativa de trocar ideias com outro adulto.

Aproveite bastante.

O que vou aprender?

  • Aprenda uma forma de pensamento que busca a solução de conflitos ou problemas.

Tópicos deste curso

11 Lessons10h

Autoconhecimento?

Somos mais eficazes quando nos conhecemos bem, pois podemos prever nossas reações, potencializar nossos pontos fortes e gerenciar nossos pontos fracos. Neste tópico, você vai fazer um teste sobre os 16 tipos de personalidade e fará uma reflexão sobre seu perfil quanto faz parte de uma equipe.
Autoconhecimento – 16 tipos de personalidade
Seu perfil como membro de uma equipe

Negociação?

Negociação em sua essência é buscar pontos em comum entre as partes envolvidas em uma divergência ou um conflito. Em essência, é buscar soluções.

CNV – Comunicação Não Violenta?

Técnica de comunicação que busca cooperação e parceria para a solução de conflitos, ou simplesmente uma forma mais efetiva e empática de comunicação.

Estudos de Caso?

Agora é hora de analisar casos sob a ótica dos princípios da negociação e da CNV.

Trabalho em equipe?

Depois do estudo autônomo, chegou a hora de processar as informações e discutir com sua equipe

Sobre o instrutor

Fui lobinho na década de 80 e retornei ao Movimento Escoteiro quando meu enteado ingressou no Geja como lobinho. Atuei como assistente da alcateia durante cinco anos, Mais um período afastado. Voltei para a alcateia com minha filha e encontrei no Movimento Escoteiro uma paixão: atuar como formador de outros adultos. Atualmente, atuo como Escotista na Alcateia Lobo Guará e estou envolvido com ações de formação no Grupo e na Região Escoteira.
0 (0 avaliações)

3 Cursos

24 estudantes

Gratuito

Materiais inclusos

  • Links para leituras;
  • Materiais escritos para download;
  • Vídeos de instrução;
  • Estudos de caso.

Requisitos

  • Tempo e disposição para estudo autônomo

Público-alvo

  • Adultos voluntários do Movimento Escoteiro
Rolar para cima
× Como podemos ajudar? Available from 14:00 to 18:00 Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday