Alcateias vivem Grande Aventura no Parque

As Alcateias Lobo Guará, Lobos do Parque e Uivos do Cerrado aproveitaram o sábado inteiro para aprender e se divertir.

Atualizado em 08/nov/2021

Neste sábado (23/out/2021), as Alcateias Lobo Guará, Lobos do Parque e Uivos do Cerrado fizeram uma atividade diferente: a Grande Aventura no Parque. Foi uma atividade que durou o dia inteiro, das 8h às 18h, com intervalo para os lobinhos almoçarem com as famílias. Ao longo do dia, os jovens passaram por seis bases, se deslocando de bicicleta (pela manhã) ou a pé (à tarde), cada Alcateia com uma rota diferente.

O objetivo da atividade foi desenvolver itens de progressão e de especialidades, melhorar a conexão com os pais (que também participaram da atividade) e proporcionar desafios e aventuras para os lobinhos. O planejamento foi elaborado de maneira colaborativa pela chefia das Alcateias e apresentado para os pais em reunião prévia – o quadro abaixo foi um dos itens da reunião.

Visão geral da atividade – Planejamento

Pela manhã, para começar a atividade, foi aplicado um jogo-desafio de enigmas que determinou qual rota cada Alcateia iria seguir; à tarde, além das bases, fizeram uma caça ao tesouro que culminou na distribuição de guloseimas aos lobinhos e familiares ao final da aventura.

Nas bases, os lobinhos tiveram jogos e instruções sobre:

  • Regras de circulação de pedestres ou ciclistas e os principais sinais de trânsito (base 1);
  • Pista de obstáculos e uso de termômetro (base 2);
  • Conselhos de seus pais, professores e como fazer o melhor possível para cumprir a Lei do Lobinho e a Promessa (base 3);
  • Especialidade de Rastreamento (base 4);
  • Caçadas de Kaa – contação de histórias (base 5); e
  • O corpo Humano e as doenças da infância (base 6).

A participação dos pais foi fundamental para contribuir para o sucesso da atividade, tanto no apoio para as bases quanto para o deslocamento das alcateias.

Uma das alcateias passou por um pequeno susto quando errou uma das trilhas a acabou invadindo área com abelhas: cinco lobinhos e um pai foram picados mas não apresentaram nenhuma reação – o susto foi maior que o fato! No final, a Grande Aventura no Parque deve ficar marcada por muito tempo na lembrança dos jovens e dos pais!

Quem escreveu essa publicação

Website | + publicações

Bruno Souza foi membro juvenil no GEJA entre 1981 e 1984. Depois de quase 30 anos afastado, retornou ao Movimento Escoteiro em 2011, junto com sua filha, e passou a atuar como Assistente na Tropa Escoteira II, atual Tropa Escoteira Galápagos. De lá pra cá, Bruno ocupou diversas funções no GEJA e na Região Escoteira do DF, sendo o atual Diretor Presidente do Grupo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima