Seções do GEJA se mobilizam no JOTI 2021

Lobinhos, escoteiros, sêniores e guias participam da maior gincana online do movimento escoteiro.

Jovens dos ramos Lobinho, Escoteiro e Sênior trabalharam desde as 20h da sexta-feira (15/out) para cumprir as tarefas do JOTI, evento escoteiro online que mobiliza jovens de todo o mundo. Em 2021, em razão da pandemia de Covid-19, as tarefas foram planejadas para poderem ser cumpridas em casa; no entanto, as patrulhas do ramo Sênior optaram por fazer a atividade presencialmente, montando cinco bases nas casas dos jovens, enquanto a Tropa Escoteira Galápagos optou por um modelo híbrido: parte das tarefas foram cumpridas “cada um na sua casa”, mas a tropa se reuniu no sábado à tarde, na sede do GEJA, para realizar outras tarefas. Lobinhos fizeram a atividade no sábado à tarde, na sede.

No JOTI, as tarefas são lançadas a cada duas horas através de uma plataforma própria para a atividade e a interação entre as bases acontece pelo Discord e/ou redes sociais. À medida que as tarefas vão sendo divulgadas, cada equipe tenta executá-las da melhor forma possível e postam o que foi feito na plataforma e em redes sociais. Nos bastidores, uma equipe nacional composta por adultos voluntários avalia cada tarefa de cada equipe em todo o Brasil e atribui uma pontuação. A classificação final de cada equipe deve ser divulgada na próxima semana, sendo que cada equipe receberá um emblema de bronze, prata, ouro ou diamante, conforme a pontuação total obtida. O critério de classificação não é absoluto, ou seja, não há um ranking de qual equipe foi melhor, mas sim as quatro faixas de pontuação que dão à equipe o emblema equivalente.

Para os jovens, um dos grandes atrativos do JOTI é a possibilidade de usar a internet para conhecer pessoas no Brasil e no mundo – tipo de tarefa bastante privilegiado na atividade – e trocar informações, se divertir e aprender um pouco sobre novas culturas. Nesse ano, por exemplo, uma das atividades foi encontrar um grupo escoteiro de outro estado que tenha lenço da mesma cor que o GEJA, e gravar um vídeo de apoio a esse grupo. O fato de virarem a noite resolvendo tarefas juntos também é fonte de diversão para todos.

Sobre o JOTI

No Brasil, o JOTI é uma atividade que privilegia a interação via internet visando a participação de jovens dos quatro ramos, trabalhando diversos itens da progressão pessoal por meio de atividades divertidas, atraentes e variadas cujo principal objetivo é permitir que os jovens se conheçam e se integrem com outros escoteiros ao redor do mundo, utilizando a internet. As atividades não são uma competição entre equipes, mas um desafio em que cada jovem e sua equipe buscam se superar por seus próprios meios e conhecimentos.

Quem escreveu essa publicação

Website | + publicações

Bruno Souza foi membro juvenil no GEJA entre 1981 e 1984. Depois de quase 30 anos afastado, retornou ao Movimento Escoteiro em 2011, junto com sua filha, e passou a atuar como Assistente na Tropa Escoteira II, atual Tropa Escoteira Galápagos. De lá pra cá, Bruno ocupou diversas funções no GEJA e na Região Escoteira do DF, sendo o atual Diretor Presidente do Grupo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima