Escotista do GEJA recebe insígnia de madeira

A conquista marca a conclusão do nível avançado da linha de formação do adulto.

Neste sábado (02/10), o escotista Artur Aguiar, Chefe da Tropa Escoteira Andrômeda, recebeu o colar de Insígnia de Madeira, acompanhado do certificado de conclusão do nível avançado da linha de formação de Escotista e do Lenço de Gilwell. A entrega foi feita pelo Diretor de Métodos Educativos do GEJA, Marcelo Elias, na presença de representantes de todas as seções do grupo, da Diretoria e de familiares.

A formação do adulto voluntário, no movimento escoteiro, é formalizada através de níveis – atualmente, são três: preliminar, intermediário e avançado. Para avançar em cada nível, o adulto precisa desenvolver uma série de competências alinhadas com a sua atuação no grupo – a premissa é que as competências desenvolvidas trarão os conhecimentos, as habilidades e as atitudes esperadas de um adulto que atua no Escotismo. Esse processo de formação é embasado nos princípios mundiais da gestão de adultos e foi desenhado por uma equipe nacional especializada, contando com a participação de outros adultos voluntários em todo o Brasil. Mais informações estão disponíveis nos documentos “Competências e Rotas de Aprendizagem…” de cada ramo, neste link.

Atualmente, o GEJA possui 10 adultos com nível avançado concluído – já incluindo o Artur!

Sobre o(s) Autor(es)

Website | + publicações

Bruno Souza foi membro juvenil no GEJA entre 1981 e 1984. Depois de quase 30 anos afastado, retornou ao Movimento Escoteiro em 2011, junto com sua filha, e passou a atuar como Assistente na Tropa Escoteira II, atual Tropa Escoteira Galápagos. De lá pra cá, Bruno ocupou diversas funções no GEJA e na Região Escoteira do DF, sendo o atual Diretor Presidente do Grupo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima