A Sede é Nossa!

GDF e GEJA assinam termo de cessão da sede do grupo com vigência de 20 anos, prorrogáveis.

Na manhã dessa sexta-feira (03/07/2020), uma cerimônia simbólica marcou a entrega do Termo de Cessão de Uso nº 1/2020, que formaliza a ocupação da nossa sede para a prática do escotismo. O termo foi assinado pela Administradora Regional do Plano Piloto, Ilka Teodoro, e pelo Diretor Presidente do GEJA, Bruno Souza.

O GEJA ocupa o atual espaço no Estacionamento 3 do Parque da Ciade desde 2002, porém nunca houve um registro formal desse uso. O local foi descoberto pela Chefe Zélia Martins, que relata “que fui eu quem descobriu nas minhas caminhadas pelo parque o local abandonado. Por vários dias indo até lá cortando minha caminhada pra ver se o local ainda estava abandonado. Só tinha sujeira. Até que eu e (Chefe) Willer fomos juntos à Administração do Parque reivindicar a ocupação do local, nos comprometendo a manter o local em ordem e bem cuidado, o que nos foi permitido ocupar sem nenhum documento formal.”

Ao longo dos anos, houve diversas tentativas de formalizar nosso uso do espaço, mas os processos sempre esbarravam em algum obstáculo político ou legal. Dessa vez, no entanto, foi possível avançar e garantir a ocupação, em grande parte devido ao apoio do atual Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Leandro de Oliveira, pai do lobinho Otávio. Mateus, que foi membro juvenil no movimento escoteiro, vem ajudando tanto o GEJA quanto toda a região escoteira do DF em diversas oportunidades no sentido de promover a prática do escotismo junto ao setor público. “Atuei como uma ponte entre o trabalho maravilhoso que o Grupo Escoteiro José de Anchieta vem fazendo e o Governo do Distrito Federal, através da gestão do Governador Ibaneis, que vem numa linha de fortalecer a atuação colaborativa com todos os segmentos da sociedade”, disse Mateus durante a cerimônia de entrega do Termo de Cessão de Uso.

Para a Administradora Regional do Plano Piloto, Ilka Teodoro, “essa cooperação é de extrema relevância, sendo um elemento norteador desse termo, essa aliança com as comunidades e com as pessoas que de fato fazem uso do espaço público, como é o caso do Grupo Escoteiro José de Anchieta. Acho que é muito simbólico, depois de tanto tempo, a entrega desse Termo de Cessão de Uso, para que vocês possam ocupar e melhorar esse ambiente para toda a população do DF”.

Para Bruno Souza, atual Diretor Presidente do GEJA, “esse é um marco histórico para nós, e devemos isso à ajuda e empenho de muitas pessoas, incluindo outros escotistas e dirigentes que contribuíram ao longo da nossa história para que tivéssemos, em 2020, condições de demonstrar na prática o nosso espírito escoteiro, solidariedade e compromisso com os jovens.”

A parceria com o GDF continuará nos próximos meses, com a participação do GEJA no projeto “Adote Uma Praça”, no qual assumiremos o compromisso de restaurar e melhorar a área pública ao redor da nossa sede para o benefício da comunidade e dos nossos jovens.


Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

6 comentários em “A Sede é Nossa!”

  1. Parabéns a todos do GEJA por essa conquista, muito merecida. Parabéns aos chefes Zélia e Willer pelos esforços iniciais e ao Chefe Bruno pela consolidação do sonho! Quanto aos gestores públicos o Secretário Mateus tornou-se um grande aliado e tem nos auxiliado na consolidação do Movimento Escoteiro no DF bem como a Admistradora do Plano, Ilka Teodoro, que tem uma bonita ligação com o passado Escoteiro na cidade de Planaltina.

  2. Luiz Paulo

    PARABÉNS!!!!!!!!
    Trabalhar não tendo que se preocupar com a possibilidade de ter que buscar novo local pra instalação da sede do grupo escoteiro é simplesmente maravilhoso!
    Mandem fotos do projeto de reforma! Rsrs (Agora pode!)
    Aqui sempre haverá um GEJA!

  3. Marcelo Elias

    Obrigado à gestão atual do Geja representado pelo Chefe Bruno e a todas as gestões anteriores que sempre batalharam para essa conquista.

    Chefe Zélia e chefe Willer, Grato, Gratíssimo por tudo.

    Sempre Alerta

  4. Deomar Rosado

    Parabéns a todos do GEJA por essa conquista e em especial aos Chefes Zélia e Willer pelos esforços iniciais e ao Chefe Bruno pela consolidação do sonho. Quanto aos gestores públicos o Secretário Mateus da SEDUH, se tornou nosso grande aliado no escotismo no DF, já a Admistradora do Plano, Ilka Teodoro, que tem uma bonita ligação com o escotismo em Planaltina.

    1. Maria Cristina Ferreira da Silva

      Parabéns ao Grupo GEJA, pela conquista de um sonho tão esperado por todos os seus membros. O Escotismo faz toda a diferença na vida de uma pessoa. Um grande abraço a todos.
      Maria cristina Ferreira da Silva

  5. Rodrigo Bulhões

    Fui escoteiro no GEJA nos anos 1980, por volta de 1983 a 1985. Fui contemporâneo dos gêmeos Edgard e Edvard, dos quais sou amigo até hoje e colegas do Espeleogrupo de Brasília. Fui submonitor da Patrulha Jaguar, monitor da Patrulha Gaivota e Presidente da Corte de Honra. Fico feliz que o grupo não tenha que se preocupar com a sede pelos próximos 20 anos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas:

Informativos

Alguém com saudades de acampar?

Faz um tempo que a gente deixa de fazer uma das atividades mais marcantes do Escotismo: acampar! Mas… mesmo com quarentena, vamos dar um jeito, porque somos escoteiros e acampar está no nosso sangue! Por isso, preparem-se para o… Para saber tudo sobre o nosso acampamento de grupo – nesse ano, em casa — assista

Leia mais »

Comunicado 04-2020: Atividades Virtuais e Presenciais em 2020

Prezados pais e/ou Responsáveis, A crise continua, e infelizmente ainda não temos muita clareza em relação ao retorno à normalidade em vários setores – dentre os quais, o Escotismo. De um lado, a União dos Escoteiros do Brasil mantém a restrição em nível nacional a todas as atividades presenciais, medida que nos parece bastante sensata.

Leia mais »

Também pode interessar...

Rolar para cima

Formulário de envio de Projeto de Vida

Se você é pioneiro(a), um dos seus itens de progressão é fazer um projeto de vida. Esse formulário é a versão on line do modelo que está no seu Guia Pioneiro, portanto fique à vontade para utilizá-lo.

Identificação

Minha Visão de Futuro

Como me vejo daqui a cinco anos? Redija textos curtos, representativos da sua visão de futuro em cada uma das seis áreas de desenvolvimento.

Metas para o ano atual

Quais os passos intermediários necessários para alcançar sua visão de futuro e que podem ser dados neste ano? Liste uma ou duas metas a serem alcançadas neste ano. As metas devem ser claras e factíveis.
Visão 1: QF - Físico (corpo)
Visão 2: QI - Mental (mente) => denominamos "intelectual"
Visão 3: QC - Coletiva (sociedade) => denominamos "social"
Visão 4: QE - Emocional (coração) => denominamos "afetivo"
Visão 5: QS - Espiritual (espírito)
Visão 6: QV - Caráter (valores)

Plano de Ação

Crie o seu Plano de Ação! Para cada meta, liste as tarefas e prazos a serem cumpridos para alcançá-la, incluindo os recursos necessários. Lembre-se de prever tarefas exequíveis, mas que tragam algum desafio.
Meta 1a
Meta 1b
Meta 2a
Meta 2b
Meta 3a
Meta 3b
Meta 4a
Meta 4b
Meta 5a
Meta 5b
Meta 6a
Meta 6b

Encerramento

Use este espaço para escrever qualquer observação, meta intermediária, anotação etc. que possa ajudar no futuro. Talvez uma referência, um texto interessante, um comentário, um pensamento...
Se quiser, você também pode anexar um ou mais arquivos ao seu Projeto de Vida. Isso pode ser útil, por exemplo, no caso de um portfólio, um currículo, uma carta de intenções ou outros documentos. O Projeto é seu, então vale qualquer coisa que você quiser! Para anexar mais de um arquivo, mantenha a tecla Control (CTRL) apertada enquanto seleciona os arquivos.

Cadastro de Instrutores

Entrar com a sua conta