GEJA revitaliza praça na Cidade Estrutural

Jovens e adultos do Grupo Escoteiro José de Anchieta – 11º DF realizaram o Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária no sábado (28/Set), em uma ação de revitalização da Praça Central da Cidade Estrutural.

Trata-se da principal praça da cidade, que conta com uma população de aproximadamente 45 mil moradores. A Cidade Estrutural nasceu a partir de uma invasão de catadores de lixo próximo ao aterro sanitário do Distrito Federal. Há cinco escolas no local, três das quais se encontram ao redor da praça revitalizada. Além disso, também circundam a praça o Centro da Juventude e uma Igreja, além do restaurante comunitário, a 200 metros de distância.

A ação do GEJA abrangeu a recuperação da infraestrutura existente, como pintura da quadra poliesportiva, do parquinho e de bancos; o plantio de árvores e jardins; a construção de um parque de pneus; e a realização de ações sociais, dentre as quais uma oficina, jogos escoteiros educativos para jovens de 7 a 17 anos da comunidade e outras iniciativas. Toda a mobilização movimentou 190 escoteiros, além de moradores da região, beneficiando aproximadamente cinco mil pessoas.

O projeto tem o apoio e participação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB/DF), da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (NOVACAP) e da Administração Regional da Cidade Estrutural, além de empresas privadas que contribuem com a doação de materiais como tintas, pinceis e outros insumos.

Segundo Bruno Souza, Diretor Presidente do Grupo Escoteiro José de Anchieta, “realizamos ações como essa por dois motivos: contribuir para a comunidade e, principalmente, desenvolver nos nossos jovens o espírito de solidariedade e responsabilidade para com o próximo”.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas:

Notícias

A Sede é Nossa!

GDF e GEJA assinam termo de cessão da sede do grupo com vigência de 20 anos, prorrogáveis. Na manhã dessa sexta-feira (03/07/2020), uma cerimônia simbólica marcou a entrega do Termo de Cessão de Uso nº 1/2020, que formaliza a ocupação da nossa sede para a prática do escotismo. O termo foi assinado pela Administradora Regional

Leia mais »
Informativos

Alguém com saudades de acampar?

Faz um tempo que a gente deixa de fazer uma das atividades mais marcantes do Escotismo: acampar! Mas… mesmo com quarentena, vamos dar um jeito, porque somos escoteiros e acampar está no nosso sangue! Por isso, preparem-se para o… Para saber tudo sobre o nosso acampamento de grupo – nesse ano, em casa — assista

Leia mais »

Comunicado 04-2020: Atividades Virtuais e Presenciais em 2020

Prezados pais e/ou Responsáveis, A crise continua, e infelizmente ainda não temos muita clareza em relação ao retorno à normalidade em vários setores – dentre os quais, o Escotismo. De um lado, a União dos Escoteiros do Brasil mantém a restrição em nível nacional a todas as atividades presenciais, medida que nos parece bastante sensata.

Leia mais »

Também pode interessar...

Rolar para cima

Formulário de envio de Projeto de Vida

Se você é pioneiro(a), um dos seus itens de progressão é fazer um projeto de vida. Esse formulário é a versão on line do modelo que está no seu Guia Pioneiro, portanto fique à vontade para utilizá-lo.

Identificação

Minha Visão de Futuro

Como me vejo daqui a cinco anos? Redija textos curtos, representativos da sua visão de futuro em cada uma das seis áreas de desenvolvimento.

Metas para o ano atual

Quais os passos intermediários necessários para alcançar sua visão de futuro e que podem ser dados neste ano? Liste uma ou duas metas a serem alcançadas neste ano. As metas devem ser claras e factíveis.
Visão 1: QF - Físico (corpo)
Visão 2: QI - Mental (mente) => denominamos "intelectual"
Visão 3: QC - Coletiva (sociedade) => denominamos "social"
Visão 4: QE - Emocional (coração) => denominamos "afetivo"
Visão 5: QS - Espiritual (espírito)
Visão 6: QV - Caráter (valores)

Plano de Ação

Crie o seu Plano de Ação! Para cada meta, liste as tarefas e prazos a serem cumpridos para alcançá-la, incluindo os recursos necessários. Lembre-se de prever tarefas exequíveis, mas que tragam algum desafio.
Meta 1a
Meta 1b
Meta 2a
Meta 2b
Meta 3a
Meta 3b
Meta 4a
Meta 4b
Meta 5a
Meta 5b
Meta 6a
Meta 6b

Encerramento

Use este espaço para escrever qualquer observação, meta intermediária, anotação etc. que possa ajudar no futuro. Talvez uma referência, um texto interessante, um comentário, um pensamento...
Se quiser, você também pode anexar um ou mais arquivos ao seu Projeto de Vida. Isso pode ser útil, por exemplo, no caso de um portfólio, um currículo, uma carta de intenções ou outros documentos. O Projeto é seu, então vale qualquer coisa que você quiser! Para anexar mais de um arquivo, mantenha a tecla Control (CTRL) apertada enquanto seleciona os arquivos.

Cadastro de Instrutores

Entrar com a sua conta