GEJA lança portarias para apoio a participação em eventos

A participação de jovens e adultos em atividades escoteiras quase sempre depende do pagamento de algumas despesas, incluindo taxa de inscrição, transporte, alimentação etc. Isso acontece para atividades de grupo, regionais, nacionais e internacionais, o que traz uma situação complicada especialmente para os adultos voluntários no Movimento Escoteiro: um Escotista que participe de um ERTE, por exemplo, vai com a responsabilidade de cuidar dos filhos de outras pessoas, e ainda precisa arcar com todas as despesas. Ao longo do ano, essas taxas vão se acumulando e podem dar uma baixa significativa no orçamento familiar.

Por isso, a Diretoria do GEJA está iniciando um programa para o apoio à participação de jovens e de escotistas em atividades regionais, nacionais e/ou internacionais, composto pela formação de um fundo e por um conjunto de ações para captação de recursos e estímulo aos jovens. “O primeiro passo é a elaboração dos critérios de participação, que vão estabelecer quem poderá ser beneficiado e em que condições”, explica Hugo Sales, Diretor de Métodos Educativos do GEJA.

Os recursos do fundo virão de novas fontes de receita, como bazares, festivais e parcerias. Quem explica é Antonio Tinoco, Diretor Financeiro do GEJA: “Para que possamos ajudar tanto os jovens quanto os adultos, precisamos captar dinheiro, já que não podemos utilizar os recursos advindos da semestralidade, inscrição e outras formas atuais de arrecadação já comprometidas com as atividades e manutenção da sede. Por isso, vamos realizar festivais, campanhas de arrecadação, bazares e buscar uma aproximação com alguns setores estratégicos do comércio que possam doar itens para rifas, promover parceiras que ofereçam descontos em artigos de interesse ou até mesmo fazer doações para o GEJA.”

O programa também vai apoiar os jovens para que busquem suas próprias soluções financeiras. “O propósito do Movimento Escoteiro é fazer com que o jovem assuma a responsabilidade pelo próprio desenvolvimento. Isso inclui ser capaz de tomar iniciativas para ajudar a sustentar a sua participação nas atividades que tiver interesse. Nesse sentido, vamos disponibilizar material de apoio e orientação individual para o jovem que quiser fazer uma rifa, vender brigadeiros, promover uma atividade própria de arrecadação ou outras maneiras para que possa juntar seu próprio dinheiro. Vamos estimular e auxiliar o desenvolvimento do espírito empreendedor do jovem”, disse Bruno Souza, Diretor Presidente do GEJA.

Os primeiros passos para a implementação do programa já estão em andamento: as portarias com os critérios para a concessão do apoio foram publicadas hoje e a programação das primeiras ações de captação de recursos devem sair até o final de março. Em breve haverá novidades para os jovens que desejem aprender a juntar o próprio dinheiro para participar de atividades!

 

Confira:

[ddownload id=”2612″] – Portaria GEJA 01/2019 – Custeio de Atividades para Jovens
[ddownload id=”2613″] – Portaria GEJA 02/2019 – Participação em Eventos Escoteiros

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas:

Notícias

A Sede é Nossa!

GDF e GEJA assinam termo de cessão da sede do grupo com vigência de 20 anos, prorrogáveis. Na manhã dessa sexta-feira (03/07/2020), uma cerimônia simbólica marcou a entrega do Termo de Cessão de Uso nº 1/2020, que formaliza a ocupação da nossa sede para a prática do escotismo. O termo foi assinado pela Administradora Regional

Leia mais »

Também pode interessar...

Rolar para cima

Formulário de envio de Projeto de Vida

Se você é pioneiro(a), um dos seus itens de progressão é fazer um projeto de vida. Esse formulário é a versão on line do modelo que está no seu Guia Pioneiro, portanto fique à vontade para utilizá-lo.

Identificação

Minha Visão de Futuro

Como me vejo daqui a cinco anos? Redija textos curtos, representativos da sua visão de futuro em cada uma das seis áreas de desenvolvimento.

Metas para o ano atual

Quais os passos intermediários necessários para alcançar sua visão de futuro e que podem ser dados neste ano? Liste uma ou duas metas a serem alcançadas neste ano. As metas devem ser claras e factíveis.
Visão 1: QF - Físico (corpo)
Visão 2: QI - Mental (mente) => denominamos "intelectual"
Visão 3: QC - Coletiva (sociedade) => denominamos "social"
Visão 4: QE - Emocional (coração) => denominamos "afetivo"
Visão 5: QS - Espiritual (espírito)
Visão 6: QV - Caráter (valores)

Plano de Ação

Crie o seu Plano de Ação! Para cada meta, liste as tarefas e prazos a serem cumpridos para alcançá-la, incluindo os recursos necessários. Lembre-se de prever tarefas exequíveis, mas que tragam algum desafio.
Meta 1a
Meta 1b
Meta 2a
Meta 2b
Meta 3a
Meta 3b
Meta 4a
Meta 4b
Meta 5a
Meta 5b
Meta 6a
Meta 6b

Encerramento

Use este espaço para escrever qualquer observação, meta intermediária, anotação etc. que possa ajudar no futuro. Talvez uma referência, um texto interessante, um comentário, um pensamento...
Se quiser, você também pode anexar um ou mais arquivos ao seu Projeto de Vida. Isso pode ser útil, por exemplo, no caso de um portfólio, um currículo, uma carta de intenções ou outros documentos. O Projeto é seu, então vale qualquer coisa que você quiser! Para anexar mais de um arquivo, mantenha a tecla Control (CTRL) apertada enquanto seleciona os arquivos.

Cadastro de Instrutores

Entrar com a sua conta