TECS Challenge 2018 – Jornada de Travessia na Flona

A Tropa Escoteira Cruzeiro do Sul (TECS), realizou, nos dias 3 e 4 de novembro de 2018, jornada na Floresta Nacional de Brasília (Flona), localizada em Taguatinga-DF. Participaram dez escoteiros, três chefes (André, Cláudio e Helder) e dois pais de apoio (Petra e Aurélio).

A jornada teve o percurso de 18 km da Trilha Buriti, sendo 12 km no primeiro dia e 6 km no segundo. O pernoite foi acampando em barracas e abrigo improvisado, oportunidade em que os jovens puderam completar alguns itens da especialidade de acampador e de suas progressões pessoais.

Para sete escoteiros (Beatriz Teles, Gustavo Nascimento, Kira Popov, Maria Clara, Olívia Barros, Tamara Selene e Vitor Jorge) a atividade foi uma jornada de travessia, pois estão com 14 anos e já se encontram em transição para a Tropa Sênior. Para os outros três escoteiros que acompanharam (Alessandro Crispim, Gabriela Nascimento e Lídia Cosmo), foi uma jornada com um caráter de desafio, pois tem menos de 14 anos. Vale destacar que esses três escoteiros se habilitaram para a jornada ao realizarem um percurso de 8 km dentro do Parque da Cidade, no dia 13 de outubro de 2018.

Todos os escoteiros carregaram em suas mochilas o material de uso individual e coletivo utilizado pela equipe, realizaram coleta de informações sobre fauna e flora e um Percurso de Gilwell, utilizando mapa georreferenciado e bússola. Durante a jornada, as equipes puderam realizar a comunicação com os chefes por meio de rádios comunicadores, utilizando o código “Q” e o alfabeto fonético internacional.

Os jovens foram divididos em quatro equipes de dois e três escoteiros, sendo que cada equipe percorreu o trajeto separadamente e de forma independente. No primeiro dia, enfrentaram uma chuva rápida e, logo após montarem acampamento, uma chuva fina perdurou até cerca de 21h. No segundo dia, foi realizada a desmontagem do acampamento e a jornada reiniciou por volta das 9h, tendo terminado por volta das 13h, na sede da administração da Flona, onda havia começado.

Os escoteiros puderam experimentar uma atividade nova, pois nenhum deles havia feito uma jornada com os requisitos de travessia, onde enfrentaram o cansaço, bolhas nos pés e dores no corpo, mas foram recompensados com o incomparável sentimento de superação pessoal que só os aventureiros conhecem.

Parabéns, escoteiros da TECS por esse desafio superado. Vocês demonstraram que estão prontos para realizarem a passagem para a Tropa Sênior e vivenciarem novas experiências!

Por André Generino
Chefe da Tropa Escoteira Cruzeiro do Sul

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas:

Notícias

A Sede é Nossa!

GDF e GEJA assinam termo de cessão da sede do grupo com vigência de 20 anos, prorrogáveis. Na manhã dessa sexta-feira (03/07/2020), uma cerimônia simbólica marcou a entrega do Termo de Cessão de Uso nº 1/2020, que formaliza a ocupação da nossa sede para a prática do escotismo. O termo foi assinado pela Administradora Regional

Leia mais »
Informativos

Alguém com saudades de acampar?

Faz um tempo que a gente deixa de fazer uma das atividades mais marcantes do Escotismo: acampar! Mas… mesmo com quarentena, vamos dar um jeito, porque somos escoteiros e acampar está no nosso sangue! Por isso, preparem-se para o… Para saber tudo sobre o nosso acampamento de grupo – nesse ano, em casa — assista

Leia mais »

Também pode interessar...

Rolar para cima

Formulário de envio de Projeto de Vida

Se você é pioneiro(a), um dos seus itens de progressão é fazer um projeto de vida. Esse formulário é a versão on line do modelo que está no seu Guia Pioneiro, portanto fique à vontade para utilizá-lo.

Identificação

Minha Visão de Futuro

Como me vejo daqui a cinco anos? Redija textos curtos, representativos da sua visão de futuro em cada uma das seis áreas de desenvolvimento.

Metas para o ano atual

Quais os passos intermediários necessários para alcançar sua visão de futuro e que podem ser dados neste ano? Liste uma ou duas metas a serem alcançadas neste ano. As metas devem ser claras e factíveis.
Visão 1: QF - Físico (corpo)
Visão 2: QI - Mental (mente) => denominamos "intelectual"
Visão 3: QC - Coletiva (sociedade) => denominamos "social"
Visão 4: QE - Emocional (coração) => denominamos "afetivo"
Visão 5: QS - Espiritual (espírito)
Visão 6: QV - Caráter (valores)

Plano de Ação

Crie o seu Plano de Ação! Para cada meta, liste as tarefas e prazos a serem cumpridos para alcançá-la, incluindo os recursos necessários. Lembre-se de prever tarefas exequíveis, mas que tragam algum desafio.
Meta 1a
Meta 1b
Meta 2a
Meta 2b
Meta 3a
Meta 3b
Meta 4a
Meta 4b
Meta 5a
Meta 5b
Meta 6a
Meta 6b

Encerramento

Use este espaço para escrever qualquer observação, meta intermediária, anotação etc. que possa ajudar no futuro. Talvez uma referência, um texto interessante, um comentário, um pensamento...
Se quiser, você também pode anexar um ou mais arquivos ao seu Projeto de Vida. Isso pode ser útil, por exemplo, no caso de um portfólio, um currículo, uma carta de intenções ou outros documentos. O Projeto é seu, então vale qualquer coisa que você quiser! Para anexar mais de um arquivo, mantenha a tecla Control (CTRL) apertada enquanto seleciona os arquivos.

Cadastro de Instrutores

Entrar com a sua conta