“Gincana Social” é selecionado para participar da 9ª Feira Nacional de Projetos

A “Gincana Social” foi uma ação desenvolvida pelo Clã Pioneiro Piocãmecrã, do GEJA, durante o ano de 2017. Ao longo dos meses de abril a dezembro, os jovens do grupo foram mobilizados para arrecadar alimentos, agasalhos, produtos de higiene e brinquedos para doar à Creche Caminho da Luz, localizada em uma comunidade extremamente carente no entorno do Distrito Federal. O que torna esse projeto diferente é que sua organização se deu na forma de uma gincana, dividida em duas categorias (Alcateias e Tropas), e envolveu ações de conscientização e atividades lúdicas em uma competição sadia.

A arrecadação dos donativos foi feita em todas as atividades de sede do grupo; no entanto, em alguns dias havia a possibilidade de pontuação dobrada em função de datas especiais: nos meses de junho e julho, período de muito frio no DF, a arrecadação de agasalhos foi incentivada; em outubro e dezembro, foram valorizadas as doações de brinquedos; e em agosto, produtos de limpeza.

Como aspecto motivacional, em setembro foi realizada uma atividade de grupo onde os jovens participaram de jogos competitivos, no Campo Escola da Região Escoteira do DF, valendo pontos para a gincana. Nessa atividade, além de diversão, foram trabalhados aspectos voltados à liderança, à responsabilidade, à inclusão e ao espírito de equipe.

O projeto atendeu de forma direta aproximadamente 150 crianças carentes e suas famílias. Além disso, a comunidade do Jardim ABC, região onde fica localizada a creche A Caminho da Luz, teve a colaboração dos Pioneiros do GEJA na aplicação de atividades no dia da criança e na festa de encerramento do ano, inclusive com a doação do lanche comunitário. Para os jovens do GEJA, o projeto ajudou a disseminar a solidariedade e a responsabilidade social, trazendo a certeza de que o espírito escoteiro pode fazer a diferença para muitas pessoas.

A 9ª Feira Nacional de Projetos Escoteiros é uma iniciativa da União dos Escoteiros do Brasil, aberta à participação de qualquer Unidade Escoteira Local (UEL) e Região Escoteira. O objetivo é compartilhar experiências de sucesso entre os membros do Movimento Escoteiro, oportunizando o contato com iniciativas que colaboram para o fortalecimento de nossa instituição, o crescimento de seu efetivo e o reconhecimento junto à comunidade local.

Ao total, 15 projetos de grupos de todo o Brasil estarão expostos nas categorias “Poster” ou “Relato de Experiência” — o DF será representado pelos projetos “Gincana Social”, do GEJA, e “Enxergando Longe”, do Grupo Escoteiro do Mar Almirante Benjamin Sodré (23º DF). Os projetos selecionados para a 9ª Feira Nacional de Projetos Escoteiros permanecerão expostos durante o 24º Congresso Nacional Escoteiro, entre os dias 28 de abril e 1º de maio de 2018, em Curitiba.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas:

Notícias

A Sede é Nossa!

GDF e GEJA assinam termo de cessão da sede do grupo com vigência de 20 anos, prorrogáveis. Na manhã dessa sexta-feira (03/07/2020), uma cerimônia simbólica marcou a entrega do Termo de Cessão de Uso nº 1/2020, que formaliza a ocupação da nossa sede para a prática do escotismo. O termo foi assinado pela Administradora Regional

Leia mais »

Também pode interessar...

Rolar para cima

Formulário de envio de Projeto de Vida

Se você é pioneiro(a), um dos seus itens de progressão é fazer um projeto de vida. Esse formulário é a versão on line do modelo que está no seu Guia Pioneiro, portanto fique à vontade para utilizá-lo.

Identificação

Minha Visão de Futuro

Como me vejo daqui a cinco anos? Redija textos curtos, representativos da sua visão de futuro em cada uma das seis áreas de desenvolvimento.

Metas para o ano atual

Quais os passos intermediários necessários para alcançar sua visão de futuro e que podem ser dados neste ano? Liste uma ou duas metas a serem alcançadas neste ano. As metas devem ser claras e factíveis.
Visão 1: QF - Físico (corpo)
Visão 2: QI - Mental (mente) => denominamos "intelectual"
Visão 3: QC - Coletiva (sociedade) => denominamos "social"
Visão 4: QE - Emocional (coração) => denominamos "afetivo"
Visão 5: QS - Espiritual (espírito)
Visão 6: QV - Caráter (valores)

Plano de Ação

Crie o seu Plano de Ação! Para cada meta, liste as tarefas e prazos a serem cumpridos para alcançá-la, incluindo os recursos necessários. Lembre-se de prever tarefas exequíveis, mas que tragam algum desafio.
Meta 1a
Meta 1b
Meta 2a
Meta 2b
Meta 3a
Meta 3b
Meta 4a
Meta 4b
Meta 5a
Meta 5b
Meta 6a
Meta 6b

Encerramento

Use este espaço para escrever qualquer observação, meta intermediária, anotação etc. que possa ajudar no futuro. Talvez uma referência, um texto interessante, um comentário, um pensamento...
Se quiser, você também pode anexar um ou mais arquivos ao seu Projeto de Vida. Isso pode ser útil, por exemplo, no caso de um portfólio, um currículo, uma carta de intenções ou outros documentos. O Projeto é seu, então vale qualquer coisa que você quiser! Para anexar mais de um arquivo, mantenha a tecla Control (CTRL) apertada enquanto seleciona os arquivos.

Cadastro de Instrutores

Entrar com a sua conta