Pioneiras do GEJA conquistam Insígnia de B.P.

As jovens Bárbara Neves e Isabel Cristina receberam nesse sábado (05/11/2017) o distintivo máximo do Ramo Pioneiro: a Insígnia de B.P.

A conquista se deu ao longo dos últimos meses e exigiu muito trabalho e aprendizado, com o apoio do Mestre Pioneiro José Leite. O processo de obtenção da Insígnia prevê:

  • o cumprimento de todos os itens de progressão do Ramo Pioneiro;
  • a elaboração e revisão do Projeto de Vida do jovem;
  • a elaboração e execução de um projeto pessoal, de relevância, com duração de no mínimo quatro meses.

O projeto da pioneira Bárbara Neves inspirou-se nos temas de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial as Plantas Comestíveis Não Convencionais (PANC), que são uma área da gastronomia alternativa. No projeto, Bárbara propõe opções de cardápios para refeições escoteiras baseadas nas PANCs, mantendo uma alimentação saudável — e alternativa.

Já o projeto de Isabel Cristina propõe “A elaboração de dinâmicas de grupo e o seu emprego no aperfeiçoamento de escotistas”, com foco na inclusão e acolhimento de membros juvenis com transtorno global do desenvolvimento (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade — TDAH — e Transtorno do Espectro Autista). O TDAH, que requer diagnóstico médico, é um transtorno mental do neurodesenvolvimento no qual se verificam diversos problemas significativos de atenção, hiperatividade ou impulsividade que não são apropriados para a idade da pessoa. O tratamento envolve geralmente a conjugação de acompanhamento psicológico, alterações no estilo de vida e medicação.

Ambos os projetos estão disponíveis ao público como anexos a este post.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas:

Notícias

A Sede é Nossa!

GDF e GEJA assinam termo de cessão da sede do grupo com vigência de 20 anos, prorrogáveis. Na manhã dessa sexta-feira (03/07/2020), uma cerimônia simbólica marcou a entrega do Termo de Cessão de Uso nº 1/2020, que formaliza a ocupação da nossa sede para a prática do escotismo. O termo foi assinado pela Administradora Regional

Leia mais »
Informativos

Alguém com saudades de acampar?

Faz um tempo que a gente deixa de fazer uma das atividades mais marcantes do Escotismo: acampar! Mas… mesmo com quarentena, vamos dar um jeito, porque somos escoteiros e acampar está no nosso sangue! Por isso, preparem-se para o… Para saber tudo sobre o nosso acampamento de grupo – nesse ano, em casa — assista

Leia mais »

Comunicado 04-2020: Atividades Virtuais e Presenciais em 2020

Prezados pais e/ou Responsáveis, A crise continua, e infelizmente ainda não temos muita clareza em relação ao retorno à normalidade em vários setores – dentre os quais, o Escotismo. De um lado, a União dos Escoteiros do Brasil mantém a restrição em nível nacional a todas as atividades presenciais, medida que nos parece bastante sensata.

Leia mais »

Também pode interessar...

Rolar para cima

Formulário de envio de Projeto de Vida

Se você é pioneiro(a), um dos seus itens de progressão é fazer um projeto de vida. Esse formulário é a versão on line do modelo que está no seu Guia Pioneiro, portanto fique à vontade para utilizá-lo.

Identificação

Minha Visão de Futuro

Como me vejo daqui a cinco anos? Redija textos curtos, representativos da sua visão de futuro em cada uma das seis áreas de desenvolvimento.

Metas para o ano atual

Quais os passos intermediários necessários para alcançar sua visão de futuro e que podem ser dados neste ano? Liste uma ou duas metas a serem alcançadas neste ano. As metas devem ser claras e factíveis.
Visão 1: QF - Físico (corpo)
Visão 2: QI - Mental (mente) => denominamos "intelectual"
Visão 3: QC - Coletiva (sociedade) => denominamos "social"
Visão 4: QE - Emocional (coração) => denominamos "afetivo"
Visão 5: QS - Espiritual (espírito)
Visão 6: QV - Caráter (valores)

Plano de Ação

Crie o seu Plano de Ação! Para cada meta, liste as tarefas e prazos a serem cumpridos para alcançá-la, incluindo os recursos necessários. Lembre-se de prever tarefas exequíveis, mas que tragam algum desafio.
Meta 1a
Meta 1b
Meta 2a
Meta 2b
Meta 3a
Meta 3b
Meta 4a
Meta 4b
Meta 5a
Meta 5b
Meta 6a
Meta 6b

Encerramento

Use este espaço para escrever qualquer observação, meta intermediária, anotação etc. que possa ajudar no futuro. Talvez uma referência, um texto interessante, um comentário, um pensamento...
Se quiser, você também pode anexar um ou mais arquivos ao seu Projeto de Vida. Isso pode ser útil, por exemplo, no caso de um portfólio, um currículo, uma carta de intenções ou outros documentos. O Projeto é seu, então vale qualquer coisa que você quiser! Para anexar mais de um arquivo, mantenha a tecla Control (CTRL) apertada enquanto seleciona os arquivos.

Cadastro de Instrutores

Entrar com a sua conta