Alcateia Lobo Guará sobre rodas

Aprender fazendo. Este é um dos pilares do Movimento Escoteiro.

Então a ideia de um passeio sobre rodas é aprender sobre segurança no trânsito, manutenção de bicicletas.

Antes do início do passeio, reunião dos lobinhos e dos adultos que nos acompanharam. Instruções sobre regras de circulação de ciclistas no trânsito além de segurança.

Mas falar não é o suficiente. Vamos para a prática, vamos pedalar e agir conforme as instruções recebidas.

É claro que houve lobinhos na contramão ou ultrapassando os colegas perigosamente, mas educação é um processo e trabalhamos para que essas experiências fiquem retidas nas memórias dos jovens e se transformem em aprendizado em breve.

Além dos objetivos principais, há sempre objetivos secundários, alguns cíclicos, que aparecem com frequência para promover o desenvolvimento dos lobinhos. Repetidamente os lobinhos ouvem sobre a necessidade e importância de respeitarem as diferenças entre as pessoas, habilidades, capacidades, vontades, gostos e tudo mais. Durante o passeio sobre rodas os lobinhos tiveram a oportunidade de praticar o respeito às diferenças. Jovens com menor ou maior habilidade para andar de bicicleta ou para patinar.

Nossas paradas foram em duas sedes antigas do Grupo Escoteiro José de Anchieta, 11º DF, dentro do Parque da Cidade. No ano em que completamos 40 anos, nada mais apropriado do que mostrar aos lobinhos um pouco de nossa história.

Além da chefia titular, tivemos a ajuda de mais 15 adultos. Pais, mães e tios que acompanharam os lobinhos, assistiram, apoiaram e tiveram a oportunidade de compartilhar uma tarde com seus filhos e conhecer um pouco mais sobre o Lobismo.

Agradecemos a Pablo, Rosemary, Eveline e Alessandro, Monica e Evandro, Diogo e Natália, Samantha e Marcelo, Renata e Daniel, Vitoria, Cássio e Tiago.

Além de tudo isso, o lobinho Nicolas apresentou sua especialidade de ciclismo.

Que tarde!

Melhor Possível.

Por Marcelo Elias

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas:

Notícias

A Sede é Nossa!

GDF e GEJA assinam termo de cessão da sede do grupo com vigência de 20 anos, prorrogáveis. Na manhã dessa sexta-feira (03/07/2020), uma cerimônia simbólica marcou a entrega do Termo de Cessão de Uso nº 1/2020, que formaliza a ocupação da nossa sede para a prática do escotismo. O termo foi assinado pela Administradora Regional

Leia mais »

Também pode interessar...

Rolar para cima

Formulário de envio de Projeto de Vida

Se você é pioneiro(a), um dos seus itens de progressão é fazer um projeto de vida. Esse formulário é a versão on line do modelo que está no seu Guia Pioneiro, portanto fique à vontade para utilizá-lo.

Identificação

Minha Visão de Futuro

Como me vejo daqui a cinco anos? Redija textos curtos, representativos da sua visão de futuro em cada uma das seis áreas de desenvolvimento.

Metas para o ano atual

Quais os passos intermediários necessários para alcançar sua visão de futuro e que podem ser dados neste ano? Liste uma ou duas metas a serem alcançadas neste ano. As metas devem ser claras e factíveis.
Visão 1: QF - Físico (corpo)
Visão 2: QI - Mental (mente) => denominamos "intelectual"
Visão 3: QC - Coletiva (sociedade) => denominamos "social"
Visão 4: QE - Emocional (coração) => denominamos "afetivo"
Visão 5: QS - Espiritual (espírito)
Visão 6: QV - Caráter (valores)

Plano de Ação

Crie o seu Plano de Ação! Para cada meta, liste as tarefas e prazos a serem cumpridos para alcançá-la, incluindo os recursos necessários. Lembre-se de prever tarefas exequíveis, mas que tragam algum desafio.
Meta 1a
Meta 1b
Meta 2a
Meta 2b
Meta 3a
Meta 3b
Meta 4a
Meta 4b
Meta 5a
Meta 5b
Meta 6a
Meta 6b

Encerramento

Use este espaço para escrever qualquer observação, meta intermediária, anotação etc. que possa ajudar no futuro. Talvez uma referência, um texto interessante, um comentário, um pensamento...
Se quiser, você também pode anexar um ou mais arquivos ao seu Projeto de Vida. Isso pode ser útil, por exemplo, no caso de um portfólio, um currículo, uma carta de intenções ou outros documentos. O Projeto é seu, então vale qualquer coisa que você quiser! Para anexar mais de um arquivo, mantenha a tecla Control (CTRL) apertada enquanto seleciona os arquivos.

Cadastro de Instrutores

Entrar com a sua conta