Alcateia Lobos do Parque promove Aulão de Xadrez

A parceria com a Mearas Escola de Xadrez está no seu terceiro ano de muito sucesso.

No ultimo sábado, 06 de maio, a Alcateia Lobos do Parque realizou o 3º Aulão de Xadrez Escoteiro em parceria com a Mearas Escola de Xadrez, sob a coordenação do diretor e mestre em xadrez Wellington Mello.

Participaram da atividade a Alcateia Lobos do Parque, os lobinhos da Alcateia Uivos do Cerrado, as Tropas escoteiras Galápagos e Cruzeiro do Sul. Foram aproximadamente 40 lobinhos e 40 escoteiros em uma tarde de instruções e prática de xadrez, onde o desenvolvimento intelectual e cognitivo foi posto em prática por meio de um animado circuito, repleto de tarefas para serem cumpridas, e lógico, colocando em pratica as instruções das regra do jogo, a socialização e integração entre os jovens das alcateias e tropas GEJA, bem como instigando o raciocínio rápido e a memorização dos lances.

Conhecido como um jogo para intelectuais, o xadrez é o melhor esporte pra exercitar o órgão mais importante do nosso corpo: o cérebro.

“Jogar xadrez garante muitos benefícios para os seus praticantes. O aprimoramento do raciocínio lógico e desenvolvimento de inteligência emocional são apenas alguns deles. Outra vantagem que o xadrez oferece é o exercício cognitivo, que contribui para a concentração, a memória e o aumento da capacidade de planejamento. Desenvolver essas habilidades na criança, no jovem e até no adulo torna-o ainda mais preparado tanto para as atividades cotidianas, quanto para o convívio social. Além disso, o xadrez também desenvolve a capacidade para tomadas de decisões, estimula a paciência, o respeito ao adversário, assim como a autoconfiança, e é um esporte de conquista de especialidade escoteira”, afirma o Coordenador da atividade, mestre Wellington Mello.

Pelo terceiro ano consecutivo a parceria GEJA & Mearas vem dando muito certo. Este Aulão de Xadrez Escoteiro é uma atividade inserida no calendário das atividades da Alcateia Lobos do Parque, e este ano contou com a participação também dos escoteiros. O Aulão de Xadrez atua como um preparatório para o GEJA FIXE/2017 – Festival Integrado de Xadrez Escoteiro GEJA, que está também em sua terceira edição neste ano.

Outra novidade para 2017 é a extensão do convite para dois outros grupos escoteiros, o 8º DF – GE Marechal Adalberto Nunes e o 15º DF – GE Liz do Lago. Essa oportunidade também promove a integração entre os jovens de diferentes grupos do DF.

As inscrições para o GEJA FIXE/2017 já estão abertas e devem ser realizadas online, por meio do link http://www.mearasescoladexadrez.com/campeonatos. O valor da taxa de inscrição é de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) e deverá ser efetuado na sede GEJA até o dia 20/05. Todos os participantes irão receber um troféu e o distintivo do 3º GEJA FIXE/2017- GEJA 40 anos. O Festival será em formato Aberto de Xadrez ao ar livre e a premiação acontecerá por ramo.

Importante atentar para o horário desta atividade que começará mais cedo, às 14h, devendo os participantes comparecerem com 30 minutos de antecedência ao inicio do festival, munido de camiseta escoteira, lenço escoteiro, boné e cantil de água. As coordenadoras da atividade são as chefes Elizabeth Neves e Iris Faria.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas:

Notícias

A Sede é Nossa!

GDF e GEJA assinam termo de cessão da sede do grupo com vigência de 20 anos, prorrogáveis. Na manhã dessa sexta-feira (03/07/2020), uma cerimônia simbólica marcou a entrega do Termo de Cessão de Uso nº 1/2020, que formaliza a ocupação da nossa sede para a prática do escotismo. O termo foi assinado pela Administradora Regional

Leia mais »

Também pode interessar...

Rolar para cima

Formulário de envio de Projeto de Vida

Se você é pioneiro(a), um dos seus itens de progressão é fazer um projeto de vida. Esse formulário é a versão on line do modelo que está no seu Guia Pioneiro, portanto fique à vontade para utilizá-lo.

Identificação

Minha Visão de Futuro

Como me vejo daqui a cinco anos? Redija textos curtos, representativos da sua visão de futuro em cada uma das seis áreas de desenvolvimento.

Metas para o ano atual

Quais os passos intermediários necessários para alcançar sua visão de futuro e que podem ser dados neste ano? Liste uma ou duas metas a serem alcançadas neste ano. As metas devem ser claras e factíveis.
Visão 1: QF - Físico (corpo)
Visão 2: QI - Mental (mente) => denominamos "intelectual"
Visão 3: QC - Coletiva (sociedade) => denominamos "social"
Visão 4: QE - Emocional (coração) => denominamos "afetivo"
Visão 5: QS - Espiritual (espírito)
Visão 6: QV - Caráter (valores)

Plano de Ação

Crie o seu Plano de Ação! Para cada meta, liste as tarefas e prazos a serem cumpridos para alcançá-la, incluindo os recursos necessários. Lembre-se de prever tarefas exequíveis, mas que tragam algum desafio.
Meta 1a
Meta 1b
Meta 2a
Meta 2b
Meta 3a
Meta 3b
Meta 4a
Meta 4b
Meta 5a
Meta 5b
Meta 6a
Meta 6b

Encerramento

Use este espaço para escrever qualquer observação, meta intermediária, anotação etc. que possa ajudar no futuro. Talvez uma referência, um texto interessante, um comentário, um pensamento...
Se quiser, você também pode anexar um ou mais arquivos ao seu Projeto de Vida. Isso pode ser útil, por exemplo, no caso de um portfólio, um currículo, uma carta de intenções ou outros documentos. O Projeto é seu, então vale qualquer coisa que você quiser! Para anexar mais de um arquivo, mantenha a tecla Control (CTRL) apertada enquanto seleciona os arquivos.

Cadastro de Instrutores

Entrar com a sua conta