O planejamento da chefia da AUC era simples: levar os lobinhos para uma visita ao 45º Grupamento de Bombeiro Militar, no Sudoeste, para uma tarde de muitas e valiosas instruções. O que a chefia não podia imaginar era que a criançada gostaria tanto de aprender sobre técnicas de primeiros socorros, salvamento de vítimas de acidentes automobilísticos, queimadura, fratura, entorse, ferimentos leves e combate a incêndio a ponto de manter sorrisos largos estampados durante toda a atividade.
Atentos a todos os movimentos, os 21 lobinhos que participaram da visita demonstraram entusiasmo a cada novidade que se apresentava. Entre simulação de ferimentos corporais e um passeio pelo caminhão dos bombeiros – com direito a apertar a sirene e fazer barulho –, as crianças puderam também conhecer um pouco mais sobre essa nobre e importante profissão.
“Esta atividade nos permitiu cumprir duas importantes etapas: saber os primeiros socorros em cortes, queimaduras e outros pequenos ferimentos, como Etapa do 1º Caminho; e saber aplicar ataduras e tipoias, como Etapa do 2º Caminho”, garantiu o Akelá, que findou a atividade agradecendo a todos os bombeiros do 45º Grupamento pela hospitalidade.
Por Ana Carolina Braz