Novidades na recepção de jovens em experiência

Em reunião de Diretoria na última quarta-feira, foram discutidos assuntos de grande relevância sobre procedimentos e processos internos do GEJA. Os diretores trouxeram preocupações, sugestões e ideias para melhorar a prática educativa e a organização do Grupo, com foco especial na forma de recepção de jovens que desejam experimentar o Movimento Escoteiro.
Em breve será lançada uma Portaria da Diretoria a esse respeito, mas algumas das decisões merecem ser adiantadas. Vamos lá:
  • A partir deste sábado (04/Jun/2016), qualquer jovem que quiser iniciar o período de experiência deverá estar acompanhado de seus pais e/ou responsáveis legais. Não vale vir com tios, primos, avôs, conhecidos e outros que não sejam os responsáveis legais, inclusive voluntários do GEJA. A razão dessa regra é simples: o Escotismo funciona com a participação da família. A presença dos pais nesse primeiro contato é fundamental para que estes entendam o propósito do Movimento Escoteiro e como a família deve ajudar no processo educativo.
  • Todos os jovens no primeiro dia de experiência serão encaminhados por um membro da Diretoria às suas respectivas Seções após a cerimônia inicial da bandeira. Caso algum jovem ou pais procurem os Escotistas para deixar o filho na primeira atividade de experiência, o Escotista devem encaminhá-los (pais e jovem) à Diretoria para as orientações necessárias.
  • Todos os pais devem conversar com a Diretoria de Relacionamento Institucional na primeira atividade experimental do seus filhos. Essa conversa acontecerá logo após a cerimônia inicial da bandeira, com todos os pais novos (e os antigos que queiram participar).
  • Também ficou decidido encaminhamento dos jovens aos Ramos conforme a faixa etária nos casos limítrofes (palavra difícil, heim!) entre os Ramos. Ou seja:
    • Jovens até 10 anos e 3 meses serão encaminhados ao Ramo Lobinho; acima disso, ao Ramo Escoteiro;
    • Jovens até 14 anos e 3 meses serão encaminhados ao Ramo Escoteiro; acima disso, ao Ramo Sênior;
    • Jovens até 17 anos e 3 meses serão encaminhados ao Ramo Sênior; acima disso, ao Ramo Pioneiro;
    • Jovens com idade entre 18 e 21 anos que declarem interesse em atuar como adultos voluntários ao invés de membros juvenis poderão ser alocados pela Diretoria como Escotistas nos Ramos Lobinho ou Escoteiro ou como Dirigentes, conforme as necessidades do GEJA.
A Portaria a ser publicada trará outras informações e detalhará melhor os casos acima.
Aproveitamos para divulgar nosso novo Portal, que pode ser acessado pelos endereços www.geja.com.br ou geja.escoteirosdf.org.br. Fiquem à vontade para fazer críticas e sugestões!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas:

Notícias

A Sede é Nossa!

GDF e GEJA assinam termo de cessão da sede do grupo com vigência de 20 anos, prorrogáveis. Na manhã dessa sexta-feira (03/07/2020), uma cerimônia simbólica marcou a entrega do Termo de Cessão de Uso nº 1/2020, que formaliza a ocupação da nossa sede para a prática do escotismo. O termo foi assinado pela Administradora Regional

Leia mais »
Informativos

Alguém com saudades de acampar?

Faz um tempo que a gente deixa de fazer uma das atividades mais marcantes do Escotismo: acampar! Mas… mesmo com quarentena, vamos dar um jeito, porque somos escoteiros e acampar está no nosso sangue! Por isso, preparem-se para o… Para saber tudo sobre o nosso acampamento de grupo – nesse ano, em casa — assista

Leia mais »

Também pode interessar...

Rolar para cima

Formulário de envio de Projeto de Vida

Se você é pioneiro(a), um dos seus itens de progressão é fazer um projeto de vida. Esse formulário é a versão on line do modelo que está no seu Guia Pioneiro, portanto fique à vontade para utilizá-lo.

Identificação

Minha Visão de Futuro

Como me vejo daqui a cinco anos? Redija textos curtos, representativos da sua visão de futuro em cada uma das seis áreas de desenvolvimento.

Metas para o ano atual

Quais os passos intermediários necessários para alcançar sua visão de futuro e que podem ser dados neste ano? Liste uma ou duas metas a serem alcançadas neste ano. As metas devem ser claras e factíveis.
Visão 1: QF - Físico (corpo)
Visão 2: QI - Mental (mente) => denominamos "intelectual"
Visão 3: QC - Coletiva (sociedade) => denominamos "social"
Visão 4: QE - Emocional (coração) => denominamos "afetivo"
Visão 5: QS - Espiritual (espírito)
Visão 6: QV - Caráter (valores)

Plano de Ação

Crie o seu Plano de Ação! Para cada meta, liste as tarefas e prazos a serem cumpridos para alcançá-la, incluindo os recursos necessários. Lembre-se de prever tarefas exequíveis, mas que tragam algum desafio.
Meta 1a
Meta 1b
Meta 2a
Meta 2b
Meta 3a
Meta 3b
Meta 4a
Meta 4b
Meta 5a
Meta 5b
Meta 6a
Meta 6b

Encerramento

Use este espaço para escrever qualquer observação, meta intermediária, anotação etc. que possa ajudar no futuro. Talvez uma referência, um texto interessante, um comentário, um pensamento...
Se quiser, você também pode anexar um ou mais arquivos ao seu Projeto de Vida. Isso pode ser útil, por exemplo, no caso de um portfólio, um currículo, uma carta de intenções ou outros documentos. O Projeto é seu, então vale qualquer coisa que você quiser! Para anexar mais de um arquivo, mantenha a tecla Control (CTRL) apertada enquanto seleciona os arquivos.

Cadastro de Instrutores

Entrar com a sua conta