Aventura e diversão marcam o GEJACAMP 2015

* Matéria produzida pelos jovens da base de jornalismo no GEJACamp 2015

 

No fim de semana do feriado do Dia do Trabalho foi realizado o acampamento anual do Grupo Escoteiro José de Anchieta – GEJA (11º DF) na chácara Ninho da Águia (Paranoá/DF).

Ao longo de três dias foram realizadas atividades em torno do tema “Movidos pelo Escotismo”, além de atividades objetivando a integração dos membros do grupo. O local acolheu com certo conforto os participantes. Banheiros novos com chuveiros quentes foram finalizados na véspera da chegada da família GEJA. A equipe de apoio precisou montar uma grande estrutura para receber a todos.

Como tarefa prévia, ocorreu um concurso envolvendo todos os membros do GEJA para eleger a logomarca do acampamento. O vencedor, o escoteiro Gabriel Oliveira, 13, da Tropa Escoteira Galápagos usou o tema do evento como inspiração para a sua arte. Segundo ele, não foi difícil chegar ao resultado final: “Usei recursos do photoshop e imagens da internet para criar um esboço e logo ficou pronta”, disse ele à equipe de repórteres “Os Lobos”. Gabriel ficou surpreso com a vitória na votação online e achou muito legal a oportunidade. Ele recebeu da diretoria do grupo, como prêmio, peças do novo vestuário escoteiro.

Com as mochilas prontas e muita expectativa finalmente chegou o dia do tão esperado acampamento de grupo. E o GEJACAMP desse ano “bombou”. Mais de 100 participantes estavam na atividade. Apenas 5 membros que fizeram a inscrição para o acampamento não compareceram.

 

No total, estavam no acampamento 33 lobinhos, 24 escoteiros, 6 sêniors, 7 pioneiros, 16 chefes e 10 pais na equipe de apoio.

Os repórteres da equipe “Revistinha” foram atrás de um membro que estava acampando pela 1ª vez. Encontraram o lobinho Augusto, 8, da Alcatéia Lobos do Parque. Para ele, o acampamento estava muito proveitoso. “Estou aprendendo novas pioneirias e trabalhando muito em equipe”, afirmou ele. Já para o escoteiro Vinícius Tôrres, da Tropa Escoteira Cruzeiro do Sul e também 1ª vez acampando, as atividades foram bem interessantes. “Estou aprendendo brincadeiras novas, conhecendo novas pessoas e trabalhando o espírito de equipe”, disse ele.

Para as refeições do acampamento desse ano, cada patrulha ficou responsável por cozinhar sua própria comida, assim como o Clã de Pioneiros. Apenas para os lobinhos, uma equipe de pais preparou as refeições durante os 3 dias do evento. A equipe “Jornalismo em Dia” esteve na cozinha para ver de perto o trabalho deles. E que trabalhão! Estava estipulado pelos cozinheiros a produção de 60 quilos de comida – apenas para os lobinhos e alguns membros da diretoria. Além de mais de 100 pães e de 10 quilos de laranja e de maçã e uma caixa de bananas – as frutas foram para os lanches de todos os participantes.

A equipe teve a curiosidade de saber como os pais estavam se sentindo em suas casas longe de seus filhos. Ligaram então, para a mãe da escoteira Luna Peixoto, 13, da Tropa Escoteira Galápagos. Ela já estava sentindo falta da filha, mas estava aproveitando o feriado para assistir um filme com o maridão. “Já estou sentido falta até mesmo de pedir para ela desligar o celular na hora de dormir”, desabafou a mãe.

 

Nesse ano, as atividades do acampamento ocorreram em bases – como se fossem oficinas. Foi a primeira vez que os participantes puderam escolher previamente as atividades de maior interesse. Nossos repórteres da equipe “Bacon” entrevistaram um organizador e um participante para saber como aconteceu essa dinâmica.

De acordo com Hugo Sales, 26, Diretor de Métodos Educativos do GEJA e coordenador do GEJACAMP 2015, as bases ocorreram conforme o planejado e os escotistas e dirigentes estiveram empenhados na preparação de cada uma das 14 bases. “Espero que os jovens tenham se divertido bastante nas bases programadas”, disse ele. Segundo o chefe Hugo, as bases mais procuradas foram a “Pista de Obstáculos” e “O Resgate”. A base “Artes Cênicas” foi cancelada por falta de adultos organizadores.

Para o lobinho Lucas Halabi, 6, a primeira base, “O Rei da Montanha”, foi muito divertida. Nela, os participantes percorriam vários desafios diferentes definidos de acordo com o caminho percorrido pelas equipes em um jogo de tabuleiro. Mas ele gostou mais ainda do jogo noturno preparado para as alcateias.

Com o empenho e participação de todos, o GEJACAMP 2015 foi um sucesso. Nas palavras da chefe Emanuela Batista (Manu), da Tropa Escoteira Galápagos, “foram momentos inesquecíveis que vão ficar para sempre gravados na memória de todos”.

 

Fotos: Gisele e auxiliares
Edição: Rivelino – coordenador da base
Assistentes: Rita, Lorene e Itamar.
Matéria: produzida em conjunto por:

Equipe “Os Lobos”:
Augusto (lobinho ALP); Fernanda (lobinha ALP); Laura (escoteira TEG); Tamara (escoteira TECS); e Bárbara (pioneira – CLÃ).
Equipe “Revistinha”:
Laura (lobinha ALP); Gabriela (lobinha ALP); Vinícius (escoteiro TECS); Gabriel Charão (escoteiro TECS); Gabriel Soares (escoteiro TEG); e Leozinho (escoteiro TEG).

 

Equipe “Bacon”:
Lucas Halabi (lobinho ALP); Ana Cláudia (lobinha ALP); Lucas Marcandelli (escoteiro TEG); Ana Letícia (escoteira TECS); e Daniel Alencar (pioneiro – CLÃ).
Equipe “Jornalismo em Dia”:
Caio Tôrres (lobinho ALP); Gabriel (escoteiro TEG); Luna (escoteira TEG); Luísa (lobinha ALP); Luana (lobinha ALP); e Guilherme (pioneiro – CLÃ).
Seções:

ALP – Alcateia Lobos do Parque
ALG – Alcateia Lobo Guará
TECS – Tropa Escoteira Cruzeiro do Sul
TEG – Tropa Escoteira Galápagos
TSM – Tropa Sênior Mista
CLÃ – Clã Pioneiro Piocamecrã

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

2 comentários em “Aventura e diversão marcam o GEJACAMP 2015”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas:

Notícias

A Sede é Nossa!

GDF e GEJA assinam termo de cessão da sede do grupo com vigência de 20 anos, prorrogáveis. Na manhã dessa sexta-feira (03/07/2020), uma cerimônia simbólica marcou a entrega do Termo de Cessão de Uso nº 1/2020, que formaliza a ocupação da nossa sede para a prática do escotismo. O termo foi assinado pela Administradora Regional

Leia mais »
Informativos

Alguém com saudades de acampar?

Faz um tempo que a gente deixa de fazer uma das atividades mais marcantes do Escotismo: acampar! Mas… mesmo com quarentena, vamos dar um jeito, porque somos escoteiros e acampar está no nosso sangue! Por isso, preparem-se para o… Para saber tudo sobre o nosso acampamento de grupo – nesse ano, em casa — assista

Leia mais »

Comunicado 04-2020: Atividades Virtuais e Presenciais em 2020

Prezados pais e/ou Responsáveis, A crise continua, e infelizmente ainda não temos muita clareza em relação ao retorno à normalidade em vários setores – dentre os quais, o Escotismo. De um lado, a União dos Escoteiros do Brasil mantém a restrição em nível nacional a todas as atividades presenciais, medida que nos parece bastante sensata.

Leia mais »

Também pode interessar...

Rolar para cima

Formulário de envio de Projeto de Vida

Se você é pioneiro(a), um dos seus itens de progressão é fazer um projeto de vida. Esse formulário é a versão on line do modelo que está no seu Guia Pioneiro, portanto fique à vontade para utilizá-lo.

Identificação

Minha Visão de Futuro

Como me vejo daqui a cinco anos? Redija textos curtos, representativos da sua visão de futuro em cada uma das seis áreas de desenvolvimento.

Metas para o ano atual

Quais os passos intermediários necessários para alcançar sua visão de futuro e que podem ser dados neste ano? Liste uma ou duas metas a serem alcançadas neste ano. As metas devem ser claras e factíveis.
Visão 1: QF - Físico (corpo)
Visão 2: QI - Mental (mente) => denominamos "intelectual"
Visão 3: QC - Coletiva (sociedade) => denominamos "social"
Visão 4: QE - Emocional (coração) => denominamos "afetivo"
Visão 5: QS - Espiritual (espírito)
Visão 6: QV - Caráter (valores)

Plano de Ação

Crie o seu Plano de Ação! Para cada meta, liste as tarefas e prazos a serem cumpridos para alcançá-la, incluindo os recursos necessários. Lembre-se de prever tarefas exequíveis, mas que tragam algum desafio.
Meta 1a
Meta 1b
Meta 2a
Meta 2b
Meta 3a
Meta 3b
Meta 4a
Meta 4b
Meta 5a
Meta 5b
Meta 6a
Meta 6b

Encerramento

Use este espaço para escrever qualquer observação, meta intermediária, anotação etc. que possa ajudar no futuro. Talvez uma referência, um texto interessante, um comentário, um pensamento...
Se quiser, você também pode anexar um ou mais arquivos ao seu Projeto de Vida. Isso pode ser útil, por exemplo, no caso de um portfólio, um currículo, uma carta de intenções ou outros documentos. O Projeto é seu, então vale qualquer coisa que você quiser! Para anexar mais de um arquivo, mantenha a tecla Control (CTRL) apertada enquanto seleciona os arquivos.

Cadastro de Instrutores

Entrar com a sua conta