blank

Aventura e diversão marcam o GEJACAMP 2015

* Matéria produzida pelos jovens da base de jornalismo no GEJACamp 2015

blankblankblank

 

No fim de semana do feriado do Dia do Trabalho foi realizado o acampamento anual do Grupo Escoteiro José de Anchieta – GEJA (11º DF) na chácara Ninho da Águia (Paranoá/DF).

Ao longo de três dias foram realizadas atividades em torno do tema “Movidos pelo Escotismo”, além de atividades objetivando a integração dos membros do grupo. O local acolheu com certo conforto os participantes. Banheiros novos com chuveiros quentes foram finalizados na véspera da chegada da família GEJA. A equipe de apoio precisou montar uma grande estrutura para receber a todos.

blank

Como tarefa prévia, ocorreu um concurso envolvendo todos os membros do GEJA para eleger a logomarca do acampamento. O vencedor, o escoteiro Gabriel Oliveira, 13, da Tropa Escoteira Galápagos usou o tema do evento como inspiração para a sua arte. Segundo ele, não foi difícil chegar ao resultado final: “Usei recursos do photoshop e imagens da internet para criar um esboço e logo ficou pronta”, disse ele à equipe de repórteres “Os Lobos”. Gabriel ficou surpreso com a vitória na votação online e achou muito legal a oportunidade. Ele recebeu da diretoria do grupo, como prêmio, peças do novo vestuário escoteiro.

Com as mochilas prontas e muita expectativa finalmente chegou o dia do tão esperado acampamento de grupo. E o GEJACAMP desse ano “bombou”. Mais de 100 participantes estavam na atividade. Apenas 5 membros que fizeram a inscrição para o acampamento não compareceram.

blankblankblank

 

No total, estavam no acampamento 33 lobinhos, 24 escoteiros, 6 sêniors, 7 pioneiros, 16 chefes e 10 pais na equipe de apoio.

Os repórteres da equipe “Revistinha” foram atrás de um membro que estava acampando pela 1ª vez. Encontraram o lobinho Augusto, 8, da Alcatéia Lobos do Parque. Para ele, o acampamento estava muito proveitoso. “Estou aprendendo novas pioneirias e trabalhando muito em equipe”, afirmou ele. Já para o escoteiro Vinícius Tôrres, da Tropa Escoteira Cruzeiro do Sul e também 1ª vez acampando, as atividades foram bem interessantes. “Estou aprendendo brincadeiras novas, conhecendo novas pessoas e trabalhando o espírito de equipe”, disse ele.

blank

Para as refeições do acampamento desse ano, cada patrulha ficou responsável por cozinhar sua própria comida, assim como o Clã de Pioneiros. Apenas para os lobinhos, uma equipe de pais preparou as refeições durante os 3 dias do evento. A equipe “Jornalismo em Dia” esteve na cozinha para ver de perto o trabalho deles. E que trabalhão! Estava estipulado pelos cozinheiros a produção de 60 quilos de comida – apenas para os lobinhos e alguns membros da diretoria. Além de mais de 100 pães e de 10 quilos de laranja e de maçã e uma caixa de bananas – as frutas foram para os lanches de todos os participantes.

A equipe teve a curiosidade de saber como os pais estavam se sentindo em suas casas longe de seus filhos. Ligaram então, para a mãe da escoteira Luna Peixoto, 13, da Tropa Escoteira Galápagos. Ela já estava sentindo falta da filha, mas estava aproveitando o feriado para assistir um filme com o maridão. “Já estou sentido falta até mesmo de pedir para ela desligar o celular na hora de dormir”, desabafou a mãe.

blankblankblank

 

Nesse ano, as atividades do acampamento ocorreram em bases – como se fossem oficinas. Foi a primeira vez que os participantes puderam escolher previamente as atividades de maior interesse. Nossos repórteres da equipe “Bacon” entrevistaram um organizador e um participante para saber como aconteceu essa dinâmica.

blank

De acordo com Hugo Sales, 26, Diretor de Métodos Educativos do GEJA e coordenador do GEJACAMP 2015, as bases ocorreram conforme o planejado e os escotistas e dirigentes estiveram empenhados na preparação de cada uma das 14 bases. “Espero que os jovens tenham se divertido bastante nas bases programadas”, disse ele. Segundo o chefe Hugo, as bases mais procuradas foram a “Pista de Obstáculos” e “O Resgate”. A base “Artes Cênicas” foi cancelada por falta de adultos organizadores.

Para o lobinho Lucas Halabi, 6, a primeira base, “O Rei da Montanha”, foi muito divertida. Nela, os participantes percorriam vários desafios diferentes definidos de acordo com o caminho percorrido pelas equipes em um jogo de tabuleiro. Mas ele gostou mais ainda do jogo noturno preparado para as alcateias.

Com o empenho e participação de todos, o GEJACAMP 2015 foi um sucesso. Nas palavras da chefe Emanuela Batista (Manu), da Tropa Escoteira Galápagos, “foram momentos inesquecíveis que vão ficar para sempre gravados na memória de todos”.

blankblankblank

 

Fotos: Gisele e auxiliares
Edição: Rivelino – coordenador da base
Assistentes: Rita, Lorene e Itamar.
Matéria: produzida em conjunto por:

blank blank
Equipe “Os Lobos”:
Augusto (lobinho ALP); Fernanda (lobinha ALP); Laura (escoteira TEG); Tamara (escoteira TECS); e Bárbara (pioneira – CLÃ).
Equipe “Revistinha”:
Laura (lobinha ALP); Gabriela (lobinha ALP); Vinícius (escoteiro TECS); Gabriel Charão (escoteiro TECS); Gabriel Soares (escoteiro TEG); e Leozinho (escoteiro TEG).

 

blank blank
Equipe “Bacon”:
Lucas Halabi (lobinho ALP); Ana Cláudia (lobinha ALP); Lucas Marcandelli (escoteiro TEG); Ana Letícia (escoteira TECS); e Daniel Alencar (pioneiro – CLÃ).
Equipe “Jornalismo em Dia”:
Caio Tôrres (lobinho ALP); Gabriel (escoteiro TEG); Luna (escoteira TEG); Luísa (lobinha ALP); Luana (lobinha ALP); e Guilherme (pioneiro – CLÃ).
Seções:

ALP – Alcateia Lobos do Parque
ALG – Alcateia Lobo Guará
TECS – Tropa Escoteira Cruzeiro do Sul
TEG – Tropa Escoteira Galápagos
TSM – Tropa Sênior Mista
CLÃ – Clã Pioneiro Piocamecrã

Quem escreveu essa publicação

Bruno Souza foi membro juvenil no GEJA entre 1981 e 1984. Depois de quase 30 anos afastado, retornou ao Movimento Escoteiro em 2011, junto com sua filha, e passou a atuar como Assistente na Tropa Escoteira II, atual Tropa Escoteira Galápagos. De lá pra cá, Bruno ocupou diversas funções no GEJA e na Região Escoteira do DF, sendo o atual Diretor Presidente do Grupo.

2 comentários em “Aventura e diversão marcam o GEJACAMP 2015”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima