SONY DSC

Maravilha! Você quer ajudar a construir um mundo melhor por meio da contribuição na formação dos jovens pelo Movimento Escoteiro!

A partir dos 21 anos, qualquer pessoa pode atuar como voluntário em um grupo escoteiro, sem limite máximo de idade. Para isso, basta ter disponibilidade para contribuir, poder dedicar-se ao Escotismo, adorar o contato com a natureza, com crianças, adolescentes e jovens e compartilhar de nossos Princípios e Valores. Não é necessário ter conhecimento prévio do Escotismo e nem ter participado do Movimento quando jovem.

O voluntário, seja escotista (que atua diretamente com os jovens) ou dirigente (que trabalha na administração do grupo escoteiro), é o elo entre a teoria e a prática. É ele quem incentiva e acompanha o desenvolvimento de cada jovem, quem prepara as atividades de forma que os escoteiros se sintam motivados e desafiados. O adulto é a ferramenta pela qual o Escotismo acontece, e que possibilita que o jovem seja o protagonista e o foco de nosso Movimento.

Se você não sabe como isso acontece, não se preocupe. O adulto voluntário no Movimento Escoteiro conta com um processo de formação e apoio durante toda a sua vida escoteira. Além de cursos de formação, todos os adultos registrados obrigatoriamente possuem um Assessor Pessoal de Formação (APF), indicado pela Diretoria, para acompanhá-lo enquanto estiver vinculado ao Movimento. O APF é um escotista ou dirigente com vivência do Escotismo que irá acompanhar, ajudar, orientar, aconselhar e “puxar as orelhas” sempre que necessário. Finalmente, há uma variedade de literatura escoteira para ajudar os adultos em diversos aspectos de sua formação, capacitando-o para atuar de forma plena na educação dos jovens, conforme os Princípios e o Método Escoteiro.

O processo de formação, em que o adulto se dedica a conhecer mais profundamente cada Ramo, acontece no decorrer de sua vida escoteira, sendo indispensável a realização de cursos e leituras.

O adulto voluntário deve obrigatoriamente efetuar o Registro Escoteiro. Para isso, é necessário realizar o Curso de Proteção Infantojuvenil e trazer a documentação necessária:

Se a sua disponibilidade de tempo é limitada ou você tem dúvida se conseguirá contribuir de forma efetiva, talvez fique mais tranquilo ao saber que há inúmeras maneiras de ajudar. Você pode ser um instrutor, colaborar como fotógrafo, auxiliar na organização de documentos, manter nosso Portal atualizado, escolher locais para atividades junto aos escotistas e muito mais.

Ajude a construir um mundo melhor! Seja um adulto voluntário e preencha o formulário a seguir!

%d blogueiros gostam disto: