O Movimento Escoteiro foi criado em 1907 pelo general inglês Robert Stephenson Smith Baden-Powell, que em 1908 publicou o livro Escotismo para Rapazes (Scouting for Boys). No Brasil o Movimento chegou em 1910, no Rio de Janeiro.

O Propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido no Projeto Educativo da União dos Escoteiros do Brasil.

As crianças e jovens participam de inúmeras atividades atraentes, progressivas e variadas (excursões, jogos, acampamentos, aprendizados de técnicas úteis, serviço comunitário, etc.), orientados por adultos devidamente preparados, oferecendo oportunidades para a aquisição e vivência de valores fundamentais, desenvolvimento harmônico das potencialidades definidas no Propósito do Escotismo e alcance dos objetivos educacionais definidos para cada faixa etária, valorizando a vida em equipe e o aprendizado pela prática, em ambiente fraterno e edificante.

As diferentes seções do Grupo Escoteiro trabalham com faixas etárias específicas, de forma que as atividades sejam adequadas a cada grupo de jovens. De 6 anos e meio (desde que alfabetizados) a 10 anos são os Lobinhos e as Lobinhas, de 11 a 14, Escoteiros e Escoteiras, de 15 a 17, Sêniores e Guias e de 18 a 20 anos são Pioneiros e Pioneiras. No GEJA todas as seções são mistas.

O Movimento Escoteiro tem sido parceiro da UNESCO desde 1970, atuando em várias áreas comuns aos objetivos das duas organizações, como pode ser visto na página da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM, na sigla em inglês) ou da própria UNESCO. Mais detalhes podem ser obtidos na página da UEB ou da WOSM (em inglês). Visite também a página da Região Escoteira do Distrito Federal da UEB.

2 ideias sobre “Movimento Escoteiro

  • 18/12/2015 em 00:52
    Permalink

    Gostaria de inscrever meu filho de 06 anos e 8 meses, no Grupo de Escoteiros.
    Ficamos sabendo de vocês através do Leonardo e da Maria Salvani.
    Como é o processo de seleção?
    Muito obrigada pela atenção, Maria Anita H. Diniz

    • 18/12/2015 em 12:37
      Permalink

      Prezada Anita, no momento, nosso grupo encontra-se em recesso de final de ano. Devemos voltar às atividades no dia 12/02/2016, quando você poderá nos procurar em nossa sede e obter todas as informações sobre a inscrição no grupo e verificar a disponibilidade de vagas junto à nossa Diretoria.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: