Aprender fazendo. Este é um dos pilares do Movimento Escoteiro.

Então a ideia de um passeio sobre rodas é aprender sobre segurança no trânsito, manutenção de bicicletas.

Antes do início do passeio, reunião dos lobinhos e dos adultos que nos acompanharam. Instruções sobre regras de circulação de ciclistas no trânsito além de segurança.

Mas falar não é o suficiente. Vamos para a prática, vamos pedalar e agir conforme as instruções recebidas.

É claro que houve lobinhos na contramão ou ultrapassando os colegas perigosamente, mas educação é um processo e trabalhamos para que essas experiências fiquem retidas nas memórias dos jovens e se transformem em aprendizado em breve.

Além dos objetivos principais, há sempre objetivos secundários, alguns cíclicos, que aparecem com frequência para promover o desenvolvimento dos lobinhos. Repetidamente os lobinhos ouvem sobre a necessidade e importância de respeitarem as diferenças entre as pessoas, habilidades, capacidades, vontades, gostos e tudo mais. Durante o passeio sobre rodas os lobinhos tiveram a oportunidade de praticar o respeito às diferenças. Jovens com menor ou maior habilidade para andar de bicicleta ou para patinar.

Nossas paradas foram em duas sedes antigas do Grupo Escoteiro José de Anchieta, 11º DF, dentro do Parque da Cidade. No ano em que completamos 40 anos, nada mais apropriado do que mostrar aos lobinhos um pouco de nossa história.

Além da chefia titular, tivemos a ajuda de mais 15 adultos. Pais, mães e tios que acompanharam os lobinhos, assistiram, apoiaram e tiveram a oportunidade de compartilhar uma tarde com seus filhos e conhecer um pouco mais sobre o Lobismo.

Agradecemos a Pablo, Rosemary, Eveline e Alessandro, Monica e Evandro, Diogo e Natália, Samantha e Marcelo, Renata e Daniel, Vitoria, Cássio e Tiago.

Além de tudo isso, o lobinho Nicolas apresentou sua especialidade de ciclismo.

Que tarde!

Melhor Possível.

Por Marcelo Elias

Alcateia Lobo Guará sobre rodas
Classificado como:                            

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: